quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Babel, a eterna confusão - 1. O Retorno

“Requiem aeternam dona eis, Domine: 
Et lux perpetua luceat eis”
(Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno
e sobre eles resplandeça a luz perpétua.)

No alto da colina, na sua vertente ocidental, Heber contemplou sua cidade natal no centro da grande planície de Sinear. A cidade de Babel, a porta do céu. Com o seu formato de estrela, localizada na confluência dos grandes rios Negro e Amarelo. No centro da cidade, o imenso monólito de granito negro, que projetava-se mais de 300 metros do solo,chamava-se a Torre de Babel, e fora consagrado ao deus Asmodel, o senhor dos céus, rei de todos os deuses. No cume deste monólito ficava seu templo, que os sacerdotes diziam ser a entrada para o reino celeste. 


A cidade de Babel era o centro de poder dos Ninrod. Ela tornara-se o centro de um império que  dominou toda a planície e se estendia até o mar oriental. Com territórios férteis e abundância de recursos a cidade enriquecera. Há duas gerações tornará-se a principal e maior cidade a surgir depois da Grande Calamidade.
Tomando um trilha no meio dos campos limítrofes das possessões do reino, Heber apressou passo no afã de comunicar as boas novas a seu pai e ao Ancestral. Sua missão fora coroada de êxito. O Altíssimo, dera-lhe muitas bênçãos. Ele ansiava por  compartilhar delas com os seus.
Misturando-se com os camponeses que voltavam da  lida para suas casas, ás margens orientais do rio negro, ouvia as conversas alguns deles:
- Ouviste as novidades? Ninrod proclamou que dentro de 30 dias serão proclamadas as festividades em homenagem a Asmodel, e a todos os deuses que serão aclamados por sete dias de festividades. Segundo ouvi, Ninrod vai proclamar-se filho de Asmodel e será coroado Imperador do Mundo.
- Sem sobra de dúvidas será a maior festividade de todos os tempos. Superará as festividades de  Tanit!
- Festividades de Tantit?! O que é isso?!  Explicai-me! Peço-lhes!Disse Heber interrompendo a conversa dos agricultores.
- Ora estrangeiro, em sua cidade ainda não se cultua a Tanit?! Senhora da fertilidade, esposa de Asmodel?? Onde te escondestes nos últimos três anos??
Com medo de revelar suas missão Heber respondeu furtivamente:
- Venho de uma pequena vila no extremo norte, á margem do deserto de Sin, onde residem apenas meus parentes próximos, nossa vila é pobre somos os primeiros a ir tão longe, na esperança de encontrar grandes riquezas. Mas a terra onde residimos é pouco fértil, por isso voltei a Babel com a esperança de comprar ferramentas, gado e alguns itens que nos fazem falta.
- Vocês  são loucos em se afastar tanto para o norte, ainda mais correndo o risco de contrariar as ordens de Ninrod.
- Aspiramos apenas contribuir para a glória de Babel. Ma me digam o que quem é Tanit?
- Após longo estudo das tradições dos antigos, de antes da Grande Calamidade, os sacerdotes receberam em sonhos explicações diretas de Asmodel, ele dignou-se a falar sobre suas hostes de deus. A primeira que ele revelou foi Tanit, a Mãe fértil, aquele que faz os campos produzirem. Asmodel também ordenou que a Torre Sagrada fosse completamente entalhada com as representações do seu panteão, e que se esculpissem capelas dentro da rocha onde os sacerdotes devem cultuar continuamente cada um dos deuses. Além disso no cume ordenou que se construíssem uma torre com o dobro da altura da base de rocha dedica a ele. Este é o maior projeto de Ninrod, e todos estão convocados para realizá-lo.
- Mas e o culto ao Altíssimo? Perguntou surpreso.
- Ora deixe de bobagens! Este Deus Altíssimo foi o responsável pela grande calamidade ao desafiar Asmodel, e perder, por isso vingou-se sobre nosso povo. Os únicos que ainda servem a este Deus terrível são os filhos de Sem, que hoje estão proscritos.
Chocado pelo que ouvira e tentando disfarçar sua angustia, Heber respondeu:
- Se possível ficarei para as festividades, e tentarei aprender para ensinar aos meus.
Ao aproximar-se da cidade Heber viu o quanto a cidade crescerá. Reconheceu alguns locais onde havia brincado quando criança. Hoje já se transformaram bairros residenciais, centros de comércio, praças públicas e algumas construções que não discernia suas finalidades. Após alguma procura por achar locais conhecidos, chegou ao porto. Imediatamente reconheceu a fundição de seu pai Salá. Vendo seu pai trabalhando na forja, correu ao seu encontro.
Salá ao ver o filho se aproximando, após cinco anos, reconhece-o de imediato, seus olhos verteram muitas lágrimas. Bendisse ao Altíssimo por ver seu filho novamente. Foi em sua direção e se abraçaram. Heber foi o primeiro a falar:
- Pai, O Deus Altíssimo não nos abandonou! Minha missão foi abençoada! Eu encontrei.
- Cale-se Heber! Não diga nada! Oportunamente conversaremos. Babel mudou muitíssimo durante sua ausência, cada dia que se passa o povo se afasta dos mandamentos do Altíssimo. Nossa família esta em perigo. Mas é tempo de festa. Vamos para nossa casa, sua mãe tem muitas saudades de você. Seus irmãos não cessam de perguntar quando você voltará. Hoje é um dia para comemorarmos.